Nossa História

No final da década de 50, um grupo de sorocabanos Kardecistas entendendo que “fora da caridade não há salvação”, embasados nos ensinamentos do Cristo abraçaram o ideal do nosso primeiro presidente o irmão José Luiz Pereira da Silva, que visava minorar o sofrimento dos deserdados da sociedade.

Inconformados com a desumanidade da situação daqueles que mendigavam pelas ruas, decidiram envidar esforços para construir um albergue, no qual aqueles que nada tinham receberiam pouso, alimentação e condições adequadas para a higiene pessoal.

Uma empreitada gigante para um pequeno grupo de abnegados, mas, contando com a inspiração do irmão José Luiz e fundamentalmente com a misericórdia Divina, apesar dos parcos recursos que dispunham, inauguraram em 10 de abril de 1960 a Casa Transitória “André Luiz”. O nome foi escolhido em homenagem ao grande mentor espiritual da obra dedicada ao Cristo Misericordioso.

O irmão José Luiz Pereira da Silva presidiu a instituição desde a fundação até o seu desencarne, ocorrido em 10 de novembro de 1.991. Seu espírito cristão logo se sensibilizou com a precariedade da saúde daqueles que aqui aportavam e contando com a dedicação da diretoria da Entidade, da população sorocabana e governos municipal e estadual e principalmente com a Providência do Cristo conseguiu construir um Sanatório para assistir aos indigentes enfermos, impedindo que retornassem às ruas enquanto estivessem recebendo tratamento médico.

Como o número de necessitados que procuravam a Casa Transitória “André Luiz” superava a nossa capacidade, a instituição adquiriu um terreno e iniciou a construção de um novo albergue. Felizmente as autoridades públicas municipais entendendo a dimensão e a necessidade dessa assistência resolveu que a Prefeitura Municipal de Sorocaba deveria oferecer um albergue público à cidade. Entendo a correção da referida resolução a Diretoria da Casa Transitória promoveu a doação do prédio em construção à municipalidade, no qual está instalado o S.O.S. Com a inauguração do atendimento público, em 1989, a nossa Entidade passou ao atendimento exclusivo do enfermo carente.

Nossa Missão

Atender aos necessitamos sem recursos financeiros portadores de quaisquer tipos de patologias/doenças, dando-lhes um tratamento do qual é digno o ser humano: oferecendo-lhe assistência médica, medicamento, higiene pessoal, refeições e vestimenta adequada.
Trabalhar o assistido durante o período de internação através de laborterapia, dando assim uma profissão para sua sobrevivência após alta médica, reintroduzindo dessa forma ao convívio da sociedade.

Nossa Visão

Ser ponto de apoio e esperança para o homem carente desprovido de qualquer recurso, dando lhes guarida, amor e tratamento adequado.

Autorizações Públicas

Utilidade Pública Municipal - Lei 1457 – 19/05/67
Utilidade Pública Estadual - Lei 10136 – 20/06/68
Utilidade Pública Federal - Lei 33523/69 – Decr. 18/02/91
CNPJ - 71.866.107/0001-65

Diretoria Atual

  • Helena Pereira da Silva Bonan (Presidente)
  • Maria Cristina Bormann Moreira de Goes (Vice Presidente)
  • Pedro Tadeu Moreira de Góes (1º Tesoureiro)
  • Sandro Alves Lisboa Dini (2º Tesoureiro)
  • Tânia Maria Rampim (1º Secretário)
  • Valeria Lúcia Bormann Rosa (2º Secretário)
  • Luiz Pereira da Silva (D. Patrimônio)
  • Doutor Marco Antônio Carioca (Diretor Clínico)