Apoio à saúde

Projeto Apoio à Saúde

TIPOLOGIA
Acolher em regime de internato, o homem carente e portador de qualquer tipo de patologia, que requeira acompanhamento médico ambulatorial na Entidade, abrigo 24 horas, alimentação, higienização, transportes para consultas médicas em especialista no sistema de saúde da rede pública de nossa cidade, roupas pessoais e de cama, medicação, amparo religioso e capacitação profissional objetivando aos assistidos oportunidade de sobrevivência após alta médica.

METODOLOGIA
Atendimento em sistema abrigo, pacientes em regime de internato por tempo necessário a recuperação, dispondo de 55 leitos/dia, podendo ser ampliado para até 90 leitos/dia dependente de disponibilidade financeira oferecendo: higienização, alimentação, atendimento médico local e da rede SUS, medicação, roupas, laborterapia, tratamentos alternativos, encaminhamento a recursos médicos externos disponíveis para tratamento, encaminhamento para obtenção de documentos, auxílio previdenciário, acompanhamento social e capacitação para sua auto-suficiência após alta médica.

JUSTIFICATIVA
Sorocaba, cidade com população acima de 600 mil habitantes, apresentando problemas como todas as grandes metrópoles no tocante as dificuldades do dia/dia destacando o desemprego, que atinge nos dias de hoje a mais de 50 mil trabalhadores, agravando a problemática social gerando dificuldade de sobrevivência, desagregação familiar, aumentando o índice de dependência etílica e/ou química, prostituição, aumentando sensivelmente a população de rua e conseqüente agravamento da saúde, sem recursos para sobrevivência, caracterizando assim população excluída socialmente.


Migrante

Projeto Migrante

TIPOLOGIA
Atender migrantes de todo o território nacional que estejam no munícipio de Sorocaba em vias de tratamento médico e sem condições básicas de permanência na cidade ficam expostos aos riscos eminentes das ruas. Nossa clientela é direcionada a nossa Entidade pelos mais diversos seguimentos, são encaminhados pelo Centro Pop, CREAS ou demais serviços socioassistencias, de outras política públicas setoriais e de defesa de direitos. .

METODOLOGIA
Atendimento em caráter emergencial de migrantes que estejam no município de Sorocaba para vias de tratamento médico. A instituição oferece internato por tempo necessário até a recuperação.
Destacamos que por Sorocaba ser um polo industrial de renome nacional vem aumentando o número de homens e mulheres de diversas localidades que não atendendo as exigências do mercado de trabalho e sem recursos financeiros ficam em situação de vulnerabilidade e adoecem no município.

JUSTIFICATIVA
Esses assistidos veem para Sorocaba em vias de tratamento médico mas sem condições financeiras de se manter no município. Por ser um grande polo industrial existem aqueles que procuram o município com objetivo único de melhorar as condições de vida, mas sem atender as exigências do mercado de trabalho ficam a mercê da sorte, enveredando o caminho das drogas, álcool e até mesmo da prostituição, ficando propensos a adquirir todo tipo de patologia. Acolhemos esses usuários dando todo amparo necessário até a recuperação da saúde, após o tratamento os usuários são encaminhados ao seu local de origem ou destino pretendido, não deixando dessa forma o crescimento da população de rua de nossa cidade.


Projeto Sophia Projeto Sophia (Ensino Especial)

Projeto Sophia

TIPOLOGIA
Conjunto de terapias inovadoras de ação social, que primam em educar para a vida, o aprender a ser e a conviver, inspiram a construção de estratégias de ensino e aprendizagem nas crianças que estão em defasagem no ensino por inúmeras questões sejam elas emocionais, sociais ou neurológicas. Fundamenta-se em teoria humanista, como a proposta dos especialistas, Piaget, Wallon e Vygotsky. Nosso foco é desenvolver potencialidades em crianças oriundas de situações de alta vulnerabilidade social.

METODOLOGIA
Todo o empenho da equipe terapêutica é voltado para o desenvolvimento da criança, e por isso, aprender a fazer, encoraja a superar os limites e eleva a auto-estima de cada uma delas. É uma educação pautada em valores, que movimenta ações coletivas, onde a equipe está aberta para atender e acolher as famílias e preparadas para receber as crianças e jovens que, devido à situação de carência de condições dignas de vida, chegam sem nenhuma concentração para aprender. A primeira ação é nutri-los com um sentimento de segurança, a roda de conversa diária é uma importante ferramenta, é que neste momento de troca o formato do círculo favorece o encontro e o compartilhar do que cada um tem a dizer.

JUSTIFICATIVA
O programa tem sua justificativa baseada em fatos que ao longo dos anos de trabalho realizado pela Casa Transitória com diversas pesquisas e estudos, mostraram que o desenvolvimento de transtornos mentais, bem como o uso indevido de álcool e drogas é fruto de uma multiplicidade de fatores, que envolvem a história familiar e social, incluindo a instituição escola, como fator contribuinte ao desencadeamento de transtornos mentais e de desenvolvimento. Ao iniciar um trabalho com famílias que tenham crianças ou adolescentes que estão em grupo de risco psíquico, é fundamental destacar o seu papel o da escola e o da comunidade onde eles vivem. Neste sentido, é que consideramos o estudo sobre fatores de risco e proteção. Sudbrack (2003), onde ele apresenta que “fatores de risco são aquelas circunstâncias sociais e/ou pessoais que a tornam vulneráveis a assumir comportamentos arriscados, fatores de proteção são aqueles que contrabalançam as vulnerabilidades, tornando a pessoa com menos chances de assumir esses comportamentos.” Especialistas apontam que antes dos cinco anos, ainda é possível à criança se organizar psiquicamente em um desenvolvimento saudável, mas para que isso ocorra é preciso investir na família, algumas patologias como a hiperatividade o déficit de atenção e a esquizofrenia precisam de uma intervenção precoce para melhores resultados, evitando assim que o que era apenas um risco psíquico se torne em um transtorno mais grave. Crianças que crescem num ambiente com regras claras, são mais seguras e sabem o que devem ou não fazer, sem regras claras, é natural que o jovem sinta-se inseguro e na tentativa de descobrir as regras do mundo, testará o seu limite, deparando-se com frustrações, e dessa maneira, as drogas podem surgir como solução mágica. É cuidando da família que queremos atingir os objetivos com as crianças.